🌙Por que nós sonhamos?
NOTÍCIAS DA CIÊNCIA
L. Laís
7/17/20254 min read


🧠 O Que São os Sonhos?
Os sonhos são conjunto de imagens, emoções e pensamentos que nos fazem ter experiências mentais que ocorrem enquanto dormimos, especialmente na fase chamada do sono chamada REM (Rapid Eye Movement). Essas ações são interpretadas como atividades cerebrais aleatórias.
Nessa fase, podemos vivenciar cenas, pessoas, emoções e até situações impossíveis, como voar, encontrar quem já partiu ou reviver momentos da infância. Mas por que o cérebro faz isso?
🔍 4 Funções Possíveis dos Sonhos (Segundo a Ciência)
🧠 1. Organizar Memórias
Enquanto dormimos, o nosso cérebro trabalha para organizar e fixar todas as informações que recebemos durante o dia. Segundo a ciência, é durante o descanso que nossas conexões neurais são reforçadas e as memórias de curto prazo são transformadas em memórias duradouras.
Dado essa informação, é comprovado que pessoas que tem uma noite de sono melhor não tem dificuldade em guardar informações e possuem um melhor desempenho, enquanto as pessoas que não dormem direito têm sua consolidação de memórias prejudicada, ou seja, ela fica mais esquecida, menos concentrada e muito mal-humorada.
Ter uma noite de sono equilibrada melhora a saúde mental e evita doenças neurocognitivas, como Alzheimer e demência, e pode evitar a depressão e a ansiedade
😮 2. Regular Emoções
Durante o dia, nós sentimos diversas emoções como raiva, tristeza, alegria, nojo, e o nosso cérebro “digere” todos esses sentimentos durante o sono, ajudando a equilibrar nosso estado mental para não ficarmos sobrecarregados.
O sono nos ajuda a lidar com todo o estresse e adversidades da maneira mais equilibrada possível, dissolvendo tensões internas e até mesmo simulando conflitos para ajudar a nossa mente a lidar com situações parecidas.
Tem uma área do nosso cérebro que se chama amígdala, ligada as respostas ao medo e a ameaças, e que quando bem descansada, consegue lidar com situações estressantes de forma mais prática e adaptada. Por isso, devemos priorizar nosso descanso durante a noite, para que possamos ser mais capazes de lidar com situações com mais calma e inteligência.
🧪3. Simulação de Situações e Resolução de Problemas
Sonhos funcionam como simuladores mentais, permitindo que experimentemos situações hipotéticas e assim, aprendemos como lidar com elas. É como se o cérebro estivesse fazendo um treinamento mental para que nós possamos analisar possibilidades e desenvolver respostas mais rápidas e eficazes, treinar reações e até mesmo criar soluções inovações. Essa simulação pode envolver também problemas do dia a dia, dilemas morais, questões profissionais e emocionais.
Vários inventores e artistas famosos relataram ter tido insights criativos em sonhos. O químico Kekulé, por exemplo, teria visualizado a estrutura do benzeno após sonhar com uma cobra mordendo o próprio rabo, o que o levou à ideia de uma molécula em anel.
Sonhar é, em muitos casos, uma forma de solucionar problemas de maneira simbólica e criativa.
🧩 4. Organização do Subconsciente
Por fim, os sonhos podem organizar o nosso subconsciente. Nossa mente é como um imenso depósito, com imagens, memórias marcantes ou passageiras, sons, sensações, pensamentos, experiências. Durante o sono, a mente reorganiza e limpa todo esse “arquivo mental”, fazendo uma faxina e separando o que é importante do que pode ser descartado.
No decorrer desse processo, nosso cérebro pode misturar esses elementos e formar narrativas absurdas e desconexas. Isso acontece por que nosso cérebro está testando novas conexões ou esvaziando o “lixo”.
Essa função explica por que os sonhos podem parecer tão surreais ou aleatórios. Mas, mesmo nesses momentos de caos onírico, a mente está agindo com lógica interna, reestruturando pensamentos e dando um sentido subjetivo ao que vivemos.
😴 E os Pesadelos?
Pesadelos são sonhos vívidos que provocam medo, angústia, ansiedade e que geralmente ocorrem durante a fase do sono REM, quando o cérebro está mais ativo. Esse tipo de sonho pode ser desencadeado por traumas, estresse, ansiedade, medicamentos e até mesmo transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia e TEPT (estresse pós-traumático) e doenças físicas, como apneia do sono, Parkinson, lúpus e outras condições autoimunes.
Em crianças, os pesadelos são comuns por causa do desenvolvimento emocional em andamento, podendo ocorrer dos dois anos de idade até os seis anos de idade, embora os pesadelos podem ocorrer em qualquer idade infantil.
Se por acaso você estiver tendo pesadelos muito frequentes, consulte um médico ou terapeuta para identificar a causa e tratar o quanto antes. Saúde em primeiro lugar”
Os sonhos desempenham um papel na consolidação da memória, ajudando a organizar e fortalecer as lembranças.


Sonhos são indispensáveis. A falta deles pode significar algum tipo de deficiência proteica ou desordens de personalidade.


Pesquisas revelam que a atividade cerebral é maior durante o sonho do que em vigília.


Pessoas que estavam sonhando e são acordadas logo após o sono REM, fase em que o sono é mais profundo, lembram-se de seus sonhos de maneira mais viva do que aquelas que dormem a noite toda e despertam apenas na manhã seguinte.
Prrrr....Prrrr....
