🔮 Línguas que Estão Desaparecendo com o Tempo👀
CURIOSIDADES
L. Laís
5/8/20244 min read
🌍 Vozes que se Calam: A Importância da Preservação das Línguas em Extinção
Nós vivemos em um mundo rico em conhecimento e diversidade. Cada cultura, cada povo, carrega consigo uma forma única de ver, interpretar e se conectar com a realidade. E a melhor forma de demonstrar e expressar tudo isso é através da língua. Entretanto, com a evolução da sociedade em si, muitas dessas riquezas linguísticas estão desaparecendo silenciosamente, sem ter quem a preservem adequadamente. Estima-se que, das cerca de 7.164 línguas faladas atualmente no mundo, 40 % corre sério risco de extinção até o final do século.
A pergunta que fica é: por que isso importa?
🌱 Muito além da comunicação
Por meio da linguagem, povos nômades ( como os indígenas) transmitiam mitos, conhecimentos sobre sua cultura e a natureza, remédios e estilos de vida divergentes do nosso.. Quando uma língua desaparece, não é apenas um vocabulário que se perde, mas uma forma única de ser e de ver o mundo.
Além disso, muitos desses idiomas carregam estruturas linguísticas e formas de pensamento que desafiam a nossa lógica. Algumas línguas indígenas não possuem palavras para "posse", por exemplo, enquanto outras estruturam o tempo de maneira completamente diferente. Esses modos de falar e pensar expandem nossa compreensão sobre a cognição humana.
📉 Por que as línguas estão desaparecendo?
As causas da extinção linguística são diversas, como o colonialismo histórico e a imposição que levam os idiomas nativos serem substituídos por línguas dominantes como o inglês ou o mandarim, a globalização que promove línguas globais e homogeniza os padrões da linguagem, eliminação física de comunidades que falavam essas línguas em risco de extinção e a quebra da tradição de passar para a geração futura os conhecimentos adquiridos. Em muitos países, falar a língua dominante é essencial para conseguir emprego, estudar e se integrar à sociedade.
🌎 Línguas que estão criticamente ameaçadas
Algumas línguas estão à beira do desaparecimento, como por exemplo:
Hixkaryana(Brasil) :Foi a primeira língua a OVS a ser estudada e escrita, mas atualmente ela só tem pouco mais de 5.000 falantes, e eles vivem nos vales dos rios Nhamundá (Amazonas-Pará) e médio Jatapu (Amazonas)
Xetá (Brasil): Uma língua indígena do Paraná que já foi considerada extinta, mas que recentemente vem sendo estudada por descendentes e linguistas.
Manx (Ilha de Man): Considerada extinta nos anos 1970, o Manx passou por um renascimento graças ao esforço da comunidade, que passou a ensinar a língua nas escolas.
Yuchi (Estados Unidos): Falada por apenas algumas pessoas idosas da nação Yuchi, esta língua possui uma estrutura única e não está relacionada a nenhuma outra língua conhecida no mundo.
Essas línguas são como espécies raras em extinção, que precisam de proteção
📚 Como podemos preservar essas línguas?
A boa notícia é que há esperança — e ação. Podemos preservar as linguísticas que estão se perdendo através de documentação escrita e audiovisual, uso da tecnologia para facilitar o acesso e o uso, incentivar os falantes a ensinarem as línguas para seus descendentes ou os mais jovens e entre outras alternativas, como ONGs ou leis.
Muitas universidades têm feito parcerias com comunidades locais para apoiar projetos de documentação linguística participativa — o que dá às próprias pessoas o poder de proteger e transmitir seus idiomas, fortalecendo a identidade cultural e o património de um povo.
🧠 Curiosidade Extra:
Sabia que há línguas que não usam palavras para direita e esquerda, mas sim pontos cardeais? Por exemplo, ao invés de dizer “o copo está à sua direita”, uma pessoa de determinada comunidade diria: “o copo está ao norte”. Isso significa que os falantes dessas línguas têm um senso de direção natural altamente desenvolvido — tudo por causa do idioma!








Muitas línguas indígenas estão ameaçadas devido à pressão da língua dominante, falta de reconhecimento e políticas de assimilação
A pressão para adotar línguas mais dominantes, como o inglês, no contexto globalizado, pode levar à diminuição do uso e transmissão de idiomas locais
A língua Yuchi tem menos de 50 fluentes e a comunidade tem feito esforços para poder revitalizar a língua através da aprendizagem por imersão e a transmissão de pai para filho
Com a internet, podemos ajudar a preservar essas línguas e deixar as pessoas terem acesso para poderem aprender!
Eu mio...miau
