👕 Cuidado com o que você veste: Tecidos que prejudicam a saúde e opções mais seguras para o seu corpo e o planeta 🌱

SAÚDE

L. Laís

7/21/20255 min read

❌ Tecidos que fazem mal à saúde

Alguns tecidos usados atualmente são feitos com substâncias químicas nocivas (derivados do petróleo), principalmente nos tecidos sintéticos, e esses componentes são prejudiciais ao nosso corpo, podendo aumentar o risco de câncer, mal desenvolvimento fetal, dermatite, danificar os rins, pulmões e até o fígado. Por isso, vamos analisar quais são os principais tecidos prejudiciais e o por que são tão tóxicos:

1. Poliéster

Por ser um produto barato e fácil de manusear, ele acaba sendo um tecido muito acessível e muito comprado. Entretanto, ele é derivado do petróleo, e quando o Poliéster é lavado, ele libera micropartículas que são prejudiciais ao ser humano e ao meio ambiente, contaminando o solo e tendo efeitos desreguladores endócrinos (podem causar puberdade precoce, alterações na fertilidade, obesidade, problemas tireoidianos e até câncer).

Além disso, ele é um tecido que não permite a respiração da pele, causando suor excessivo, mau odor, irritação, coceiras e aumenta a probabilidade de ter alergias e dermatites.

2. Nylon

O nylon é fabricado com óxido nitroso, um potente gás que aumenta o efeito estufa, e outros componentes químicos, como o BPA (Bisfenol A, um composto orgânico sintético que serve para fazer plásticos e resinas epóxi) ou PFAS (Substâncias Perfluoroalquiladas e Polifluoroalquiladas, que são milhares de componentes químicos que são resistentes ao calor, água e gordura).

O uso prolongado ou em condições de grande fricção desse tecido podem aumentar o risco de irritação na pele e ele é um tecido que não respira, causando retenção de calor.

3. Acrílico

O acrílico é composto por acrinolitrina, um produto que pode liberar partículas cancerígenas na pele se for usado regularmente! Ele é inflamável e ele libera formaldeído (formol), que está relacionado a reações alérgicas e até prejudica o sistema nervoso. Além disso, ele esquenta muito e não regula a temperatura corporal, contribuindo para aumentar o suor e o desconforto, e ele atrai poeira e gera estática.

Como o tecido é inflamável, geralmente acrescentam retardantes de chamas tóxicos para evitar acidentes, mas eles causam problemas de saúde como alterações na tireoide e no desenvolvimento neurológico.

4. Viscose

O tecido viscose, conhecido por imitar as características da seda, pode apresentar sérios riscos a saúde, pois é utilizado em sua fabricação dissulfeto de carbono e soda cáustica, que são muito tóxicos e contaminam o meio ambiente e o ser humano.

Produtos de baixa qualidade desse tecido são prejudiciais a pessoas que tem a pele sensível, pois ele não é hipoalergênico. Além do mais, ele é um tecido que tem baixa durabilidade, tende a enrugar e encolher se não for lavado cuidadosamente e ele desbota se colocar para secar diretamente no sol.

✅ Tecidos saudáveis e sustentáveis: melhores opções para o seu bem-estar

Tecidos mais saudáveis são aqueles feitos com matérias primas naturais e sem muitos produtos químicos, permitindo uma melhor circulação de ar e beneficiando a pele, promovem uma sensação confortável na pele e tem um impacto ambiental menor. São eles:

1. Algodão orgânico

Matéria prima do algodoeiro, o algodão é um tecido de fibra natural, hipoalergênica, respirável e com bastante capacidade para absorver a umidade. Esses benefícios ajudam a reduzir o risco de infecções, regulam a temperatura corporal, evitam irritações na pele e impedem a irritação cutânea.

O tecido é ideal para pessoas que tem a pele sensível ou propensas a alergia e para os bebês!

2. Linho

Usado desde a antiguidade, o linho é usado especialmente por ter uma boa durabilidade e frescura. Ele ajuda a manter a temperatura do corpo, propriedades antibacterianas e mantém o corpo fresco e seco.

Ele é um material antialérgico e não causa eletricidade estática, o que o torna confortável e agradável a pele.

3. Seda

Originária da China, a seda é um excelente tecido pois ele é naturalmente hipoalergênico, impedindo a proliferação de mofos, bactérias e ácaros, e ele é um tecido respirável e é um termorregulador. Ele é perfeito para pessoas que sofrem de eczema, ou outras condições dermatológicas.

Por ele ser um tecido mais suave e ter tantas qualidades, ele é ideal para se ter um sono tranquilo.

4. Lã

Um excelente tecido para se manter aquecido, a lã é uma fibra respirável e que retém calor para os dias mais frios, atuando como um conforto térmico. Ele é relativamente resistente ao fogo, a umidade, a odores, é um material sustentável e não acumula poeira.

É um material biodegradável e renovável, pois os animais renovam suas pelagens anualmente!

A fibra de poliéster foi patenteada pelos químicos britânicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson em 1941

O tecido nylon, um polímero derivado do petróleo, foi criado nos anos 30 para substituir a seda, sendo famoso por suas meias finas e resistência

O tecido acrílico é uma fibra sintética versátil e acessível, valorizada pela sua capacidade de reter calor, sem desbotar ou encolher facilmente, sendo uma alternativa leve e econômica à lã

É uma fibra artificial semissintética feita a partir da polpa da madeira (celulose), que é processada quimicamente para formar o tecido.

Além de tecidos, o algodão é matéria-prima para óleo comestível, ração animal, biodiesel e até na fabricação de pólvora e explosivos.

O material é capaz de absorver água e secar muito rapidamente. Sua alta permeabilidade permite a conservação de temperatura durante a noite e a liberação de calor no período diurno

A seda é produzida pelos casulos do bicho-da-seda , larvas de borboleta que se alimentam de folhas de amoreira para formar os casulos.

A produção do Tencel utiliza um processo de circuito fechado onde a água e os solventes são reciclados e reutilizados, minimizando o impacto ambiental e sendo considerada uma fibra ecologicamente responsável.

Eu arranho todos eles, não se preocupe