🌍 Animais que Vivem em Locais Absurdos

BLOGCURIOSIDADES

L. Láis

7/18/20255 min read

🐫 1. Camelo – O mestre do deserto

Originários da Ásia, o camelo é conhecidíssimo por sobreviver em ambientes extremamente quentes e secos, conseguindo passar vários dias sem água, pois ele contém líquidos armazenados nos seus tecidos corporais, Em suas corcovas, ele armazena gordura, que os auxilia em épocas de escassez de alimento.
O camelo possui cílios longos que protegem seus olhos da areia e da poeira, e suas narinas se fecham quando estão sujeitos a tempestades de areia. Seus cascos largos os protegem contra a areia e facilitam o deslocamento sobre as dunas.
Além disso, eles possuem glândulas sudoríparas, fazendo eles terem uma baixa taxa de transpiração.
Os camelos se alimentam de plantas secas e espinhosas, e eles conseguem beber a água salobra do deserto, que tem um teor de sal muito maior do que a água do mar.

🐙 2. Polvo-dumbo – O habitante das profundezas abissais

O polvo-dumbo é um animal invertebrado que vive nas profundezas abissais dos oceanos de até 7 mil metros de profundidade. Ele ganhou esse nome por que possui duas barbatanas localizadas na cabeça, que lhe dão uma aparência parecida com a do elefante do filme Dumbo, de Walt Disney. Essas barbatanas o ajudam a se mover suavemente pela água.

Essa espécie de polvo é pequena, medindo cerca de 20 a 30 centímetros, mas já foi encontrado um indivíduo com quase 2 metros de comprimento.

O polvo-dumbo não solta tinta, ao contrário de outros polvos, pois ele não tem a bolsa de tinta e predadores naturais devido ao seu habitat remoto nas águas abissais, o que o ajuda a economizar energia. Eles se alimentam de vermes, crustáceos e peixes pequenos.

Eles possuem estruturas oculares parecidas com as dos humanos e podem enxergar cores

🐟 3. Peixe-gelo da Antártica – Sangue sem hemoglobina

Esse peixe viva nas águas geladas e inexploradas da Antártica e ele não possui hemoglobina- o que dá a cor vermelha do sangue. Pos conta dessa condição, o seu sangue é incolor.

O peixe gelo conseguiu desenvolver adaptações para sobreviver sem essa proteína, que é responsável para levar o oxigênio para os tecidos. Como ele vive em águas extremamente frias, a concentração de oxigênio dissolvido nas águas é muito alta, mas o peixe consegue absorver esse oxigênio diretamente pela pele e pelas brânquias, o transportando pelo corpo através da parte líquida do sangue, ou plasma sanguíneo.

O esqueleto do peixe-gelo é muito leve e possui baixa densidade mineral. Pessoas com essa mesma baixa densidade mineral óssea possuem uma condição chamada osteopenia, percursor da osteoporose. Os cientistas estão estudando o peixe-gelo para poderem aprender mais sobre a osteoporose, além de explorarem suas capacidades de não congelarem nas águas geladas da Antártica, ajudando nas pesquisas sobre órgãos usados para transplantes e outros afins.

🐜4. Formiga-prateada do Saara – A mais quente do mundo

A formiga-prateada é caracterizada por possuir um brilho metálico prateado devido aos seus pelos minúsculos e densos que refletem a luz solar. O formato corporal delas a ajuda a dissipar o calor e seus pelos possuem filamentos triangulares que funcionam como uma armadura térmica, reduzindo o calor absorvido e permitindo que o inseto se aventure pela areia quente sem cozinhar vivo.

A formiga-prateada do Saara sai do seu ninho durante um tempo específico do dia, quando o sol está no auge e a maioria dos seus predadores estão escondidos para se proteger do calor escaldante, para procurar comida. Elas saem em busca de carcaças de animais que morreram pelo calor do deserto e depois voltam para seu ninho subterrâneo para comerem em paz.

Além de possuir essa habilidade incrível para se proteger do Sol do Saara, ela tem uma velocidade surpreendente. Considerada uma das mais rápidas do mundo, ela pode alcançar velocidades de 1 metro por segundo, o que equivale a um humano correndo a 200 km/h.

🦠5. Tardígrado – O rei da sobrevivência

Conhecidos como ursos-d’água por seu formato redondinho e jeito de se movimentar, esses seres minúsculos tem o poder de serem indestrutíveis. Ele são microanimal invertebrado que vive em musgos, se alimentando de células vegetais e pequenos invertebrados

Eles possuem baixa expectativa de vida, mas se estabelecerem em certos ambientes, conseguem sobreviver por muitos anos a ambientes absurdos, desde temperaturas muito altas ou extremamente baixas, pressões atmosféricas absurdas e que nenhum ser humano aguentaria, radiação e até mesmo no vácuo do espaço.

Esses pequenos animais só precisam de uma pequena película de água para poderem se manter vivos.

O tardígrado possui uma habilidade chamada criptobiose, que faz o tardígrado desidratar e encolher em um estado suspenso, como se hibernasse. Quando a água retorna eles voltam a vida e continuam vivendo como se nada tivesse acontecido.

O dromedário tem uma corcova e o camelo duas; além disso, o dromedário é mais dócil e fácil de montar.

O maior polvo Dumbo já registrado tinha 1,8 m de comprimento e pesava 5,9 kg, mas a maioria das espécies tem um tamanho médio de 20 a 30 cm de comprimento.

Ele possui um coração grande que é crucial para transportar oxigénio pelas suas necessidades, compensando a falta de glóbulos vermelhos.

Seus pelos prateados têm formato triangular e são posicionados de forma paralela à pele, gerando um espaço que facilita o processo de refrigeração ao dissipar o calor

Os fósseis dos tardígrados são de mais de 500 milhões de anos atrás, quando os primeiros animais mais complexos estavam começando a se desenvolver.

brown tabby cat in close up photography
brown tabby cat in close up photography

Meu primo é um leão....miau